sexta-feira, 9 de março de 2007

PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2007

PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2007
PREÂMBULO
Parafraseando o poeta, é caso para dizer que "Sempre que um homem sonha, o Mundo pula e avança." E foi assim que há vinte e três anos, um grupo de homens e mulheres desta terra transtagana, criaram uma colectividade de tipo novo, funcionando por objectivos e apostada em desafios geradores de dinâmicas capazes de envolver um espectro largo de pessoas de diferentes matizes culturais e ideológicos. Foi sempre assim e assim continuará a ser, enquanto, como diria Fernando Pessoa, o actual Presidente da Direcção continuar a ser o homem do leme
A Associação Filatélica Alentejana comemorou em Maio passado o seu 23° Aniversário e a Filatelia desde sempre foi a matriz identitária da Associação, virada de um modo geral, para as actividades exposicionais, ainda que recorrendo a outras formas de animação cultural.
Foi nesse devir constante que foram promovidas mais de sete dezenas de mostras e salões de Filatelia, Cartofilia, Artes Plásticas, Fotografia, Iconografia e Documentalismo.
Paralelamente a estas foram desenvolvidas outras actividades em parceria com a Câmara Municipal de Estremoz, caso das Feiras de Coleccionismo, dos Jogos Florais e dos Encontros de Poetas Populares. Câmara Municipal que ao longo destes 23 anos tem sido um sólido e o principal pilar de apoio da AFA. Como diria o poeta José Carlos Ary dos Santos, foram estas "As portas que Abríl, abriu" e que viabilizaram a aposta da AFA num desassossego cultural integrante.
A actividade persistente, consequente e continuada da AFA, mereceu o reconhecimento da Federação Portuguesa de Filatelia, cujos órgãos competentes lhe atribuíram em Dezembro de 2004, a Medalha de Serviços Inestimáveis.
Em Junho de 2004, os Correios de Portugal e a Fundação Portuguesa das Comunicações, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela AFA, cederam graciosamente diverso equipamento e mobiliário. É com eles que as instalações da AFA estão à disposição dos associados e do público.
A actividade da AFA, centrada como dissemos na área exposicional da Filatelia e do Coleccionismo foi há muito estendida a outras áreas culturais como a Pintura, a Fotografia, o Documentalismo, a Etnografia, o Património e a Poesia. E é nestes três últimos vectores que a AFA aposta fortemente em relação ao futuro. Procurará produzir ainda exposições no âmbito da Etnografia e da memória de Estremoz, as quais possam circular pela Região primeiro e pelo País depois, numa perspectiva de permuta e de divulgação dos nossos valores culturais. E porque os responsáveis da AFA pensam que é de pequenino que se torce o pepino, procurarão uma forte ligação às escolas do primeiro ciclo do concelho.
 CONDICIONANTES
 O Plano de Actividades que se apresenta em anexo, tem como únicas condicionantes de exequibilidade, o financiamento das actividades previstas, o qual engloba algum apetrechamento exigido pela natureza maioritariamente exposicional, ainda que não exclusiva, das actividades da Associação.
A profusão e a qualidade do trabalho desenvolvido no passado, são o melhor garante do que nos propomos realizar. Daí que como corolário natural proponhamos à Câmara Municipal de Estremoz, a concessão no ano de 2007, do apoio que permita a concretização integral do presente Plano de Actividades, o qual estamos crentes se integra completamente dentro do Projecto Cultural subscrito pelo actual Executivo Municipal.
 
 
Estremoz, 30 de Novembro de 2006
A Direcção da Associação Filatélica Alentejana